O prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), sancionou ontem, dia 19, o Projeto de Lei que institui a criação da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo nas ruas centrais da cidade. “A implantação da Zona Azul é o primeiro passo para o reordenamento do trânsito em nosso município, e nesse momento de pandemia, com o desemprego em alta, estamos gerando com esse serviço novos postos de emprego para nossa gente”, disse o prefeito.
Outro ponto importante do projeto, que é de autoria do presidente do Legislativo, Erasmo Avila (PSD), é que a empresa que venha explorar o serviço, dará uma contrapartida financeira ao Município, que será destinado a manutenção do funcionamento dos conselhos municipais e a projetos e serviços prestados por entidades filantrópicas, além de ações educativas no trânsito.
“Itabuna é um grande polo comercial e de prestação de serviço, ter um trânsito organizado é certeza de atrair os consumidores de toda a região”, avaliou Avila. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Veloso Leahy, também aposta que a implantação da Zona Azul trará um salto qualitativo para o comercio local, contribuindo com o aumento de vendar entre 20 a 25 por cento.
“É muito bom o consumidor contar com trânsito organizado, quando o consumidor não encontra um local para estacionar, ele desiste da compra. As pessoas buscam comodidade e com a Zona Azul todo o comércio ganha”, declarou o presidente da CDL.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito do município, Thales Silva, a prioridade do sistema de Zona Azul é garantir a rotatividade do estacionamento de veículos em locais de grande fluxo e movimentação de pessoas.
“A Zona Azul em Itabuna se faz necessário devido a alta demanda por vagas no centro, o governo municipal está trabalhando em plano de mobilidade urbana que vai facilitar as idas e vindas do consumidor ao centro da cidade, garantido conforto e comodidade”, justifica o secretário Thales.
Dentro das próximas semanas a Prefeitura de Itabuna iniciará o processo licitatório para definir a empresa que irá explorar o sistema de Zona Azul a ser implantado na cidade.