O rompimento de uma adutora na sexta-feira passada, dia 14, no Bairro Nova Ferradas, causou problemas no abastecimento de água em alguns pontos da cidade que começa a ser normalizado depois de reparos feitos no sábado. Além disso, houve a manutenção preventiva em alguns equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), no São Lourenço.
O gerente técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bitencourt, observa que, gradativamente o sistema de manobras está sendo regularizado e o abastecimento será normalizado nos próximos dias. Ele acrescenta que a oferta de água demanda certo tempo para normalizar-se.
“O serviço de manutenção preventiva já havia sido programado na ETA, que acarreta a redução no abastecimento. O rompimento da adutora em Nova Ferradas fez com que a programação de distribuição da água fosse alterada, prejudicando alguns bairros”, afirma Bitencourt.
Dentro da programação para normalizar o sistema de abastecimento de água, os bairros Pontalzinho (parte alta), Castália e Alto Maron, estão sendo abastecidos hoje, dia 18. Amanhã, será fornecido água para as localidades do São Pedro, Zizo, São Judas, Pedro Jerônimo (parte alta) e Conceição (parte alta). Também nesta quarta-feira, os bairros Santa Inês, Itabuna Parque, Fátima e Califórnia (partes baixas), terão o abastecimento de água normalizado.
O gerente técnico João Bitencourt lembra que as equipes da Emasa centraram esforços para resolver o problema com a máxima brevidade. Ele pede que a população colabore fazendo uso racional no consumo e evitando o desperdício de água.