Associação filiada à Feapaes-BA atende 19 municípios da região e tem sugerido atividades lúdicas através de suas redes sociais com o programa Movimentando a Quarentena.
As atividades visam enfrentar o isolamento com mais leveza
O Programa Movimentando a Quarentena foi idealizado pela equipe da Apae de Jacobina para o fortalecimento do isolamento social contra a transmissão do COVID19. Levar informação às famílias e sugerir atividades lúdicas a serem feitas em casa, visto que 80% dos assistidos pela Apae são crianças e criança gosta de movimento, é um dos objetivos do programa. Diariamente, são disponibilizadas sequencias de atividades, dicas terapêuticas e desafios, que chegam a 500 famílias de 19 municípios da região.
De acordo com Kátia Leite, professora da Apae de Jacobina e idealizadora do programa Movimentando a Quarentena, as atividades não visam transformar mães e pais em professores ou terapeutas. “Ser mãe já é grandioso e envolve tarefas diferentes das que realizam os profissionais. As tarefas e dicas se propõem a amenizar a solidão do isolamento”, explica. Para Kátia, quando uma família procura uma Apae, ela vai em busca de reabilitação séria e coloca nessa procura um grande sentimento de esperança. “Como Apae, sentimos a imensidão da responsabilidade que é manter viva a esperança das suas famílias e fazer com que elas se sintam acolhidas e amparadas, mesmo que distante fisicamente”, ressalta.
Durante a suspensão dos serviços da Apae, todo o estoque de merenda escolar está à disposição das famílias, distribuídos pelo Serviço Social da entidade, bem como materiais de higiene, fraldas descartáveis, medicação e receitas para remédios controlados. A Associação está também distribuindo para os alunos um kit com materiais que podem ajudar nas tarefas lúdicas, como tintas, tesouras, massinha, papeis e outros itens de igual importância.