Pacientes que necessitam de atendimento médico domiciliar gratuito, em Itabuna, já podem contar com um serviço humanizado oferecido pelo Programa “Melhor em Casa”, do Governo Federal, executado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A assistência médica atende as pessoas impossibilitadas de locomoção e acamados.
Para solicitar o atendimento, a família, cuidador ou paciente pode fazer contato pelo número (73)
98180-1700, das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. Com o atendimento domiciliar, se evita a hospitalização ou se abrevia o tempo de internamento reduzindo os riscos de infecções.
A coordenadora do programa, Nathana Fonseca Piloto, explica que para ser admitido é necessário que o paciente preencha critérios elencados pelo Ministério da Saúde e seja encaminhado pela Rede Hospitalar ou Atenção Básica do Município. Ele também deve apresentar documento de identificação e o cartão SUS atualizado.
Atualmente o município conta com 45 pacientes cadastrados e uma equipe completa de 15 profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e assistente social.
“Esse atendimento é muito importante não só para os pacientes, como também para o sistema, porque ajuda a reduzir as filas nos hospitais e também aquele paciente que não pode sair de casa”, comenta a enfermeira Natana Piloto.
Os serviços prestados pelo Programa “Melhor em Casa” incluem medicação venosa domiciliar, cuidados com feridas complexas, paracentese, cuidados com pacientes paliativos, reabilitação de pacientes agudos e outros procedimentos de média e alta complexidade.