Prefeitura de Ilhéus oferece aconselhamento psicológico durante quarentena

Em tempos de isolamento social, a Prefeitura de Ilhéus, através do Gabinete de Crise, lançou um serviço de escuta e acolhimento para pacientes, familiares e às pessoas que sintam necessidade de conversar com um psicólogo, por medo e ansiedade devido à pandemia da Covid-19. O serviço foi criado reconhecendo à importância desse aspecto, no momento em que o país foi forçado a adotar mais restrições, à medida que o vírus se espalha.

O programa “Como vai você?”, oferece suporte de apoio emocional que será realizado por psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região, através dos números telefônicos: (73) 98856-9999; (73) 98899-6439; (73) 98836-6436 ou (73) 98837-8084. O tempo estimado é de 20 minutos para cada ligação, a fim de que outras pessoas tenham a possibilidade de poderem ser acolhidas. O serviço funciona de terça a quinta-feira, das 14 às 18 horas.

No entanto, a coordenação informa que o acolhimento não tem a finalidade de realizar psicoterapia. Na avaliação dos profissionais, os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são não saber quanto tempo durará a quarentena, medo de serem infectados, frustração, tédio, suprimentos ou informações inadequados, possíveis perdas financeiras e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença.

A quarentena, ou isolamento social é uma medida eficaz para conter o contágio, mas que tem consequências para a saúde mental da população. Em geral, gradualmente, as aulas foram suspensas, as empresas reduziram o horário de funcionamento ou fecharam, os sistemas de transporte público foram paralisados e até o movimento de pessoas nas ruas ficou praticamente proibido. Tudo isso gera um impacto econômico e social nas pessoas e nas comunidades.