80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir

Verdadeiro bê-a-bá das emoções, obra da psicanalista e psicoterapeuta de grupo Beatriz Breves une sentimentos a significados para estimular o leitor a se comunicar sobre o que sente

Segundo a psicanalista, psicoterapeuta e fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (Socis) Beatriz Breves, falar sobre sentimentos é difícil, mas nomear o que se sente é ainda mais. É por isso que depois de 30 anos de estudo sobre “o sentir” que a escritora carioca lança a obra Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para auxiliar as pessoas na difícil missão de se comunicar.

Arrependimento, ciúme, confiança, decepção, desespero, gratidão, expectativa… com o conhecimento profissional e a delicadeza necessária para abordar cada um destes sentimentos, Beatriz os descreve e se preocupa em diferenciar o que é uma ação e um sentimento. É o caso, por exemplo, da ação de vingança e o sentimento de vingança. “A ignorância sobre o que se sente é resultado de um sistema de valores que, desde a infância, reprimiu os nossos sentimentos e nos levou a essa confusão”, explica a psicanalista.

“Pela incapacidade de ir adiante ou pela espera de algo que não se realiza, surge a frustação. Um sentimento que agrega raiva, como também os sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção, que, entre outros, levam a pessoa a se sentir infeliz.” (Falando sobre sentimentos com Beatriz  Breves, pág. 60)

A produção também instrui o leitor a mobilizar conhecidos e organizar um grupo para falar sobre sentimentos. Na sede da SoCis, Beatriz reúne semanalmente um pequeno grupo para discutir o assunto. “Os resultados têm sido surpreendentes”, reforça Beatriz – atualmente, por causa da pandemia, os encontros têm acontecido on-line.