“Foi meu presente de aniversário. Consegui fazer o exame de vista”, disse a dona de casa Eliane Gomes dos Reis, agricultora familiar, que foi uma das pessoas atendidas nesta quarta-feira, dia 14, segundo dia do Mega Mutirão de Saúde realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na Vila Olímpica. Há dois anos ela tentava fazer o exame, que está entre as especialidades médicas oferecidas no evento.
No primeiro dia, foram realizados 5.500 procedimentos, com destaque para cardiologia, segundo o coordenador-geral do Mega Mutirão de Saúde, Eric Ettinger Júnior. Ele disse que as equipes estão conseguindo atender as demandas reprimidas por consultas, exames e procedimentos médicos com filas na Central de Regulação e unidades de saúde.
“O fluxo é organizado com marcação prévia nas unidades de saúde para pessoas residentes em Itabuna. O Mutirão está cumprindo o papel que foi determinado pelo prefeito Augusto Castro”, disse Eric Jr.
Nesta manhã, o prefeito visitou os estandes e conversou com as pessoas que aguardavam atendimento. Ele disse que a iniciativa visa desafogar as filas da Central de Regulação de pacientes da cidade e, além disso, lembrou que depois da pandemia as filas para cirurgias aumentaram em todo o país e que em Itabuna não seria diferente.
“Temos o maior mutirão de saúde do interior da Bahia, que com o diferencial o retorno dos pacientes, inclusive aqueles que precisam de cirurgias eletivas, que serão realizadas em agosto nos hospitais que serão contratados”, afirmou. Augusto.
Já na área de oftalmologia, o prefeito disse que serão realizadas cirurgias de catarata, e haverá a entrega de quatro mil óculos. “A distribuição vai acontecer após a análise de cada paciente, seja homem, mulher ou criança. Por isso, ainda não temos data para essa entrega”, falou.
A culinarista Silvana dos Santos saiu do conjunto residencial Pedro Fontes II para buscar atendimentos de cardiologia e oftalmologia. Ela também realizou mamografia, ultrassonografia renal e transvaginal. “Estão todos de parabéns, porque recebemos um atendimento excelente dos médicos aqui no Mutirão, o que não vemos em cidades grandes”, comemorou.
Já a dona de casa Neide Ribeiro chegou às 8 horas ao Mutirão para fazer exames agendados na unidade de saúde para tireóide, rins e vesícula. “O atendimento está muito bom e as equipes de parabéns”, concluiu ao finalizar os procedimentos.