Diretor-geral da OMS realiza visita oficial ao Brasil

A convite do governo brasileiro, Tedros Adhanom realiza sua primeira visita oficial como diretor da Organização Mundial da Saúde.

Nos dias 21 e 22 de março, o Brasil recebe a visita do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para conhecer o sistema de saúde brasileiro e discutir os principais temas de interesse do Brasil em matéria de saúde. É a primeira missão oficial do diretor ao país desde sua posse no cargo, em julho de 2017.

Na quarta-feira (21), o diretor-geral da OMS se reunirá com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e com o presidente Michel Temer, além de visitar um centro de saúde do Distrito Federal. Em audiência no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer concederá a “Medalha de Mérito Oswaldo Cruz” ao Dr. Tedros Adhanom, à OMS e à diretora-geral adjunta da OMS para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos, a brasileira Mariângela Batista Galvão Simão. A condecoração agracia pessoas e entidades que se destacam em atividades que trazem resultados benéficos à saúde individual e coletiva dos cidadãos brasileiros.

Eleito para a Direção-Geral da OMS em 2017, com apoio oficial do governo brasileiro, Tedros Adhanom tem atuado para a racionalização de processos decisórios na Organização, a promoção da representação regional e da igualdade de gênero e a atenção às necessidades dos países em desenvolvimento em matéria de saúde.

Em seus encontros com autoridades do governo brasileiro, serão abordados os principais temas de interesse comum da agenda global de saúde, com especial destaque para as temáticas de cobertura universal de saúde, atual pilar estratégico da OMS, e de acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos. Além disso, serão discutidos mecanismos e estratégias multilaterais que possibilitem uma resposta rápida, coordenada e efetiva a situações de emergência internacional de saúde.

O diretor-geral da OMS também participará, na Câmara dos Deputados, de reunião conjunta da Comissão de Seguridade Social e Família, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e da Frente Parlamentar de Saúde. Na quinta-feira (22), participará da Reunião da Comissão Intergestores Tripartite e de encontro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (RENEZIKA).

O BRASIL NA OMS

A saúde ocupa papel central na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O Brasil tem defendido, na OMS, a construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que seja capaz de responder aos novos desafios do setor de saúde, com atenção especial às necessidades dos países em desenvolvimento.

Por Nucom AISA
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/3835/2005/3435

 

Fonte: http://portalms.saude.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *